Uma mulher de 63 anos, acusada de perseguir os pais de Madeleine McCann na internet, foi encontrada morta num quarto de hotel em Leicester, Inglaterra.

A mulher, identificada como Brenda Leyland, mas mais conhecida por @sweepyface, nome que usava no Twitter, foi encontrada morta este fim de semana, apenas uns dias depois de ter sido identificada por um jornalista da Sky News como a mulher que ameaçava o casal McCann na internet.

De acordo com a imprensa britânica, Brenda Leyland tinha sido confrontada na semana passada pelo jornalista Martin Brunt, da Sky News, sobre as suspeitas de que tinha vindo a recorrer sistematicamente ao Twitter para publicar comentários contra Kate e Gerry McCann, pais de Maddie, que desapareceu na Praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007. Segundo o Guardian, a mulher terá saído de casa depois da conversa com o jornalista, tendo sido vista pelos vizinhos pela última vez na quinta-feira.

Não parece haver, no entanto, de acordo com a polícia que está a investigar o caso, indícios de crime. A hipótese de suicídio parece ser a mais provável.

Na quarta-feira, a cadeia de televisão Sky News transmitiu uma reportagem sobre o caso, acusando Brenda Leyland de ser uma das dezenas de pessoas que tem vindo a protagonizar ataques online aos pais de Maddie McCann. Perante a abordagem do jornalista Martin Brunt, a mulher mostrou-se inicialmente relutante em explicar as suas motivações, mas acabou por dizer apenas que tinha “o direito” de expressar as suas opiniões. E quando lhe foi dito que um conjunto de provas tinha chegado à polícia, terá dito “é justo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mulher terá depois convidado o repórter para sua casa e, com as câmaras desligadas, terá explicado que se limitou a expressar os seus pontos de vista na internet porque “tinha questões para os McCann”. Ainda assim, disse, esperava “que não tivesse infringido a lei”.

Um vizinho de Brenda, que quis permanecer anónimo, disse ainda ao jornal local Leicester Mercury que “alguém tirou uma fotografia a Brenda Leyland na quinta-feira à tarde, e depois nunca mais a vi”. Outros acrescentaram que temeram pela sua segurança depois de aparentemente ter fugido na altura em que a reportagem foi para o ar.

De acordo com o porta-voz da polícia de Leicester, as autoridades foram “chamadas às 13h42 de sábado, 4 de outubro, devido ao corpo de uma mulher que tinha sido encontrado num quarto de hotel em Smith Way, Grove Park”. A polícia esteve no local mas a morte “não está a ser tratada como suspeita”. Ou seja, não há aparentemente indícios de crime.