Uma sondagem realizada para a revista brasileira Época indica que Aécio Neves leva vantagem nas preferências de voto para a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras. Aécio, apoiado pelo Partido da Social Democracia (PSDB), recolhe 54% dos eleitores, enquanto a atual presidente, Dilma Rousseff, se fica pelos 46%.

A sondagem apurou ainda que Dilma é a preferida dos eleitores com uma escolaridade menor (46% face a 45% de Aécio), enquanto o social-democrata recolhe mais apoios entre o eleitorado com o ensino superior completo (55% contra 34% de Dilma). Além disso, Aécio reúne as preferências tanto das mulheres (50%) como dos homens (47%) brasileiros.

Ainda assim, alertam os autores do estudo, 32% dos inquiridos afirmou que não votaria em Aécio Neves de maneira nenhuma, enquanto que 41% deram igual resposta para Dilma. Poderão ser estes eleitores a desequilibrar decisivamente a eleição para um ou outro candidato.

Um dos fatores que ajuda a explicar a posição de Aécio nesta sondagem é o facto de aparentemente estar a atrair os votos de parte dos eleitores de Marina Silva, a candidata apoiada pelo Partido Socialista que saiu derrotada das eleições do passado domingo. E Aécio poderá ganhar ainda mais impulso, agora que se confirmou o apoio oficial do Partido Socialista à sua candidatura.

Mais: espera-se que esta quinta-feira a própria Marina Silva faça uma declaração sobre esse apoio, que é fundamental para Aécio Neves, que ficou a apenas oito milhões de votos de Dilma Rousseff na primeira volta. Só no estado de Pernambuco, por exemplo, de onde era originário Eduardo Campos (o candidato do Partido Socialista que morreu durante a campanha), Marina Silva arrecadou dois milhões de votos.

A segunda volta das eleições presidenciais brasileiras realiza-se a 26 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR