Se os pequenos investidores aceitarem os 5,01 euros revistos pela Fidelidade para a aquisição da Espírito Santo Saúde, seguindo os passos do maior acionista, a RioForte, a rentabilidade obtida será de 56,6% desde a oferta pública de venda. Este retorno, obtido em oito meses de bolsa, compara favoravelmente com o desempenho da bolsa nacional, que perdeu 25,4% no mesmo período, e com o avanço médio das bolsas mundiais, de 11,8%.

A Espírito Santo Saúde foi colocada na bolsa, através de uma oferta pública de venda, a 3,20 euros no dia 12 de fevereiro, o que avaliava a sociedade em 305,7 milhões de euros. Desde então, a cotação variou entre 3,11 euros e 3,98 euros a 19 de agosto, quando o Grupo Ángeles lançou uma oferta pública de aquisição sobre a empresa hospitalar.

Desde meados de agosto, mais sete propostas e revisões de preços oferecidos sobre as ações da ES Saúde foram colocadas em cima da mesa, conduzindo as cotações bolsistas da empresa até 5,05 euros, acima da última revisão da Fidelidade. A oferta da companhia de seguros, que é controlada pelo grupo chinês Fosun, avalia a ES Saúde em 478,7 milhões de euros. Às 15 horas desta sexta-feira, o preço na bolsa estava em 4,97 euros.

Os acionistas têm até à próxima terça-feira, dia 14 de outubro, para transmitirem as suas ordens de aceitação da oferta aos intermediários financeiros, se assim o entenderem.

Evolução da cotação da ES Saúde.

Milton Cappelletti

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR