A RioForte, holding do Grupo Espírito Santo, aceitou na manhã desta sexta-feira vender a Espírito Santo Saúde (ESS) à companhia de seguros Fidelidade, que é controlada pela empresa chinesa Fosun.

A confirmação foi dada pela RioForte num comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valore Mobiliários (CMVM), onde é justificado que “o aumento da contrapartida da oferta para 5,01 euros” por cada ação da ESS foi um fator decisivo para a escolha da Fidelidade, que agora ficará com o controlo de 51% da Espírito Santo Saúde.

No fim de setembro, quando o valor por cada ação oferecido pela Fidelidade ainda era 4,82 euros, o conselho de administração da ESS já tinha considerado “aceitável” a proposta da seguradora, que entretanto aumentou o valor oferecido por cada ação.

Esta quinta-feira, um dos concorrentes à compra da ESS, o grupo americano United Health, viu-se forçado pela CMVM a retirar a sua proposta de aquisição. Já antes, tinham sido os mexicanos da Ángeles a sair da corrida.

A Ángeles foi a primeira a apresentar uma proposta, com uma contrapartida de 4,30 euros, que depois foi revista para 4,50 euros por ação, que também foi considerada “aceitável” pela administração da ESS. Contudo, este valor foi superado pela oferta concorrente da seguradora Fidelidade (4,82 euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR