“António Costa não está de saída. A Câmara está cá e se António Costa sair é depois das eleições legislativas”. A frase é de Helena Roseta, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, ao Diário de Notícias de domingo. E o seu sentido é corroborado por outro dos eleitos na lista de Costa nas últimas autárquicas, José Sá Fernandes, vereador: “Ficará até às próximas legislativas”. Ninguém diz se até depois delas ou até à campanha, mas em 1991 Jorge Sampaio acumulou as duas funções até ao final (tendo sido depois derrotado por Cavaco Silva).

Nenhum dos dois vereadores confirma se já falou com o vencedor das primárias do PS sobre o tema. Mas o próprio Costa tem sido parco em palavras. “Para já exercerei o meu mandato, que é o que me compete fazer”. Disse isto, nada mais.

Costa ficará para já, também, na Quadratura do Círculo da SIC-Notícias, mas apenas até ser formalmente eleito líder do PS e ‘entronizado’ no congresso que está marcado para o final de novembro. Depois disso sairá.

Na próxima terça-feira, Costa tem uma reunião da assembleia municipal, onde fará — segundo a agência da Lusa — um balanço do seu mandato até agora.

N.R. O artigo foi corrigido, no que respeita ao cargo de Helena Roseta na CML.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR