Uma vacina experimental desenvolvida no Canadá que visa travar o surto de Ébola será testada em humanos brevemente, informou esta segunda-feira a ministra da Saúde daquele país, Rona Ambrose, avança a France-Press. Na primeira fase do processo dos testes, a vacina será administrada a 20 voluntários dos Instituto de Investigação Walter Reed Army, nos Estados Unidos, para acertar e afinar a dose, decifrar a eficácia e compreender os efeitos secundários.

Os primeiros resultados do medicamento — VSV-EBOV –, desenvolvido por investigadores do Laboratório Nacional de Microbiologia, em Winnipeg, serão conhecidos em dezembro, revelou a ministra, numa conferência de imprensa em Calgary. Ambrose afirmou ainda que tem esperança que esta vacina experimental tenha resultados práticos para posteriormente “ajudar a crise global” que resultou do surto de Ébola, que teve como epicentro a África Ocidental. Este assunto deixou de dizer unicamente respeito aos países africanos quando foram registados casos de contágio nos Estados Unidos e Espanha.

Em agosto, o Canadá deu cerca de mil doses da vacina à Organização Mundial de Saúde (OMS), mas elas mantêm-se em Winnipeg. Todavia, a OMS ainda não decidiu se vai usá-las ou não. O vírus de Ébola já matou mais de quatro mil pessoas em 2014 e infetou qualquer coisa como sete mil, a larga maioria em países como Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa.

Em Portugal registou-se apenas um caso suspeito. Aconteceu domingo, quando uma mulher se deslocou pelo próprio pé até ao Hospital de São João, no Porto. Mas fez mal, pois o correto é ligar primeiro para a linha Saúde 24, avisou o diretor geral de saúde, Francisco George. Veja aqui o que deve fazer em caso de suspeitar ter os sintomas de Ébola.

“Desde o verão recebemos entre 200 e 300 chamadas de pessoas com sintomas, num universo total de 180 mil chamadas”, revelou o responsável pela linha Saúde 24, Sérgio Gomes, ao Observador. E acrescentou ainda que a linha telefónica “não tem tido muitas chamadas, até porque não haverá muitas pessoas com esses sintomas. Além do mais são sintomas que as pessoas associam muitas vezes a outro tipo de situação e não ligam”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR