A partir de janeiro de 2015, se for a uma consulta de urgência num grande hospital, ao invés de pagar os atuais 20,65 euros, vai desembolsar 20,60 euros. Uma redução de cinco cêntimos que se aplicará também nas urgências de hospitais mais reduzidos e dos centros de saúde, bem como nas consultas de enfermagem nos hospitais e nas sessões de hospital de dia (tratamentos).

Esta redução das taxas moderadoras está prevista na versão final da proposta de Orçamento do Estado para 2015, entregue esta quarta-feira no Parlamento, e vai ao encontro daquele que tem vindo a ser o discurso do ministro da Saúde nas últimas semanas. Paulo Macedo já tinha admitido que as taxas moderadoras podiam baixar ligeiramente.

As taxas recuam, assim, para valores de 2013 e a redução poderá ser ainda maior caso a deflação da economia assim o determine, lê-se na proposta a que o Observador teve acesso.

no caso dos centros de saúde (cuidados de saúde primários) as taxas moderadoras mantêm-se tal como estão, mesmo que haja deflação dos preços.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR