Lisboa

Restaurantes de topo a 20 euros. Já fez a sua reserva?

De 16 a 26 de outubro repete-se uma receita de sucesso em Lisboa. A Restaurant Week estende-se a mais de 90 restaurantes e, à semelhança de edições anteriores, apresenta um cariz social.

No Porto, o evento chega a 30 de outubro e prolonga-se até 9 de novembro

Tiago Silva

A iniciativa Restaurant Week está de volta à cidade de Lisboa para uma 12º edição que leva à mesa de mais de 90 estabelecimentos “de topo” a dieta mediterrânica. De 16 a 26 de outubro, cada restaurante do distrito terá a seu cargo um menu exclusivo, que pretende promover um estilo de vida mais saudável a par e passo com uma alimentação equilibrada. Pelo preço fixo de 20 euros, vai ser possível provar entrada, prato principal e sobremesa. No Porto, o evento chega a 30 de outubro e prolonga-se até 9 de novembro.

Entre os restaurantes participantes, em Lisboa, destaque para nomes sonantes da indústria como Assinatura, Bica do Sapato e o (também) africano Zambeze. Cascais e Sintra entram de igual forma no roteiro de sabores, com O Pescador e Nobre Estoril, na Linha, e Lawrence’s Palácio de Seteais na vila do romance.

A causa social continua presente, à semelhança de edições anteriores, com 1 euro por menu a reverter para instituições de cariz solidário — Mulheres de Vermelho, Movimento ao Serviço da Vida e Aldeias de Crianças S.O.S. As reservas podem ser feitas no site da Restaurant Week, o qual permite escolher o local, dia e hora da refeição, mas também através de um número fixo (tel.: 212 490 000) ou da aplicação BestTables disponível para iPhone e Android. 

A ideia em causa nasceu por terras norte-americanas: o primeiro Restaurant Week acontecia em Nova Iorque em 1992, no âmbito de uma parceria com a Fashion Week e com o objetivo estratégico de aumentar o volume de vendas numa época em que o fluxo turístico era (e é) baixo. À data participaram 90 restaurantes, mas o número aumentou exponencialmente desde então — hoje em dia são mais de 10 mil as unidades envolvidas numa iniciativa que já ganhou protagonismo em cidades como Madrid, Milão, Boston, Londres, Amesterdão e São Paulo.

Em Portugal contam-se 30 edições — em Lisboa, Porto, Loulé e Cascais –, sendo que o projeto foi por duas vezes realizado à escala nacional. Até ao momento, foram servidas 150 mil refeições.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: acmarques@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site