De acordo com a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão hoje encerradas a toda a navegação devido à agitação marítima.

A Marinha informa também que a barra marítima da Figueira da Foz está encerrada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros e a de Aveiro às de comprimento inferior a 15 metros.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Estes distritos estão sob aviso desde as 22h00 de quarta-feira e as 09h00 de sexta-feira, prevendo-se ondas de oeste-noroeste com 4 a 4,5 metros.

Também a Madeira e os grupos central (S. Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Terceira) e ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas que podem atingir chegar aos 7 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na Madeira o aviso vai estar em vigor até às 12h00 de sexta-feira e nos Açores até às 23h00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de oeste com 4 a 4,5 metros e na costa sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

A temperatura da água do mar vai rondar os 19/20 graus.