A China teme a poluição. Os japoneses têm medo das armas nucleares. Aquilo que mais assusta os sul-africanos, os ugandeses e os quenianos é a SIDA. Israel receia o ódio étnico e religioso. Em praticamente toda a Europa e nos Estados Unidos, onde as economias são mais avançadas, a ameaça mais temida é a desigualdade.

Estas foram as descobertas de um estudo conduzido pelo Pew Research Center, que questionou 48 mil pessoas em 44 países entre 17 de março e 5 de junho de 2014 (antes do início da atual pandemia de ébola) e lhes pediu para identificarem o seu maior receio entre cinco categorias: SIDA e outras doenças, armas nucleares, poluição e ambiente, desigualdade, ódio étnico e religioso.

Alguns resultados por países e regiões do mundo:

  • A desigualdade é o principal problema para os espanhóis (54%) e para os gregos (43%), dois dos países mais afetadas pela crise do euro;
  • O inquérito foi feito na Rússia e na Ucrânia depois da anexação da Crimeia e permitiu perceber que o maior receio para os dois países é a proliferação nuclear, com 36% na Ucrânia e 29% na Rússia;
  • Cinco dos sete países do Médio Oriente inquiridos apontaram o ódio religioso e étnico como a maior ameaça;
  • O maior receio do Reino Unido também é o ódio religioso e étnico (39%);
  • Entre os países africanos o receio mais comum é a SIDA e outras doenças infecciosas. No entanto, na Nigéria, onde o grupo radical islâmico Boko Haram tem raptado crianças e mulheres, o maior receio é o ódio étnico e religioso.

De acordo com o Pew Research Center, comparando os resultados médios dos 28 países inquiridos este ano com os resultados obtidos em 2007 aos mesmos 28 países, é possível notar que o medo do ódio étnico e religioso aumentou, com particular importância no Médio Oriente. Na Europa, mais pessoas identificaram a desigualdade como o principal receio em 2014 do que em 2007, antes de rebentar a crise financeira.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os receios foram mudando. Em 2002, quando o país respondeu pela primeira vez a este inquérito – meses depois dos ataques de 11 de setembro – o principal medo dos norte-americanos era a proliferação nuclear. Em 2007, após anos de guerra no Iraque e no Afeganistão, aquilo que mais preocupava os EUA era o ódio religioso e étnico. Agora, depois da recessão, a desigualdade é considerada o principal problema.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR