Ao longo dos anos, a Leica esteve presente em alguns dos momentos mais memoráveis da História. Criada em 1914 por Oskar Barnack, a máquina fotográfica tornou-se uma das mais icónicas de sempre e mudou radicalmente a história e o rumo da fotografia. De modo a celebrar os seus 100 anos, a premiada agência brasileira F/Nazca Saatchi & Saatchi criou um vídeo de tributo, não só à marca alemã mas, acima de tudo, à fotografia.

Com direção de Airton Carmignani e Ricardo Jones, “Leica 100” procura transmitir a importância da Leica na história da fotografia. Para tal, foram recriadas 35 das fotografias mais marcantes de sempre e que sensibilizaram o mundo — por bons e maus motivos. Apesar de nem todas terem sido tiradas com uma Leica, “todas lhe devem alguma coisa”.

Com as suas câmaras fotográficas inovadoras, a marca alemã ajudou a trazer a fotografia para a rua e para a vida real. O universo do fotógrafo expandiu-se e passou a conter uma realidade fora do estúdio. Foi esse passo importante que permitiu à Leica estar presente nalguns dos momentos mais marcantes do século XX, como a Segunda Guerra Mundial ou os ataques de napalm no Vietname, e captar personagens icónicas como Che Guevara ou James Dean.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR