O teste à carga viral feito à auxiliar de enfermagem espanhola infetada com o vírus do Ébola, Teresa Romero, deu negativo, segundo uma porta-voz da família citada pela agência EFE. Contudo, este resultado negativo não significa para já que a auxiliar de enfermagem esteja totalmente livre do vírus, acrescentou a mesma fonte, adiantando que Teresa Romero vai ser submetida a nova análise dentro de 24 a 48 horas.

A porta-voz da família indicou aos jornalistas ter recebido esta informação dos médicos do hospital Carlos III em Madrid, onde se encontra internada a auxiliar de enfermagem desde 6 de outubro. Teresa Romero foi o primeiro caso de contágio do vírus do Ébola na Europa.

Teresa Romero “está muito emocionada e animada e anseia muito por ter alta”, afirmou Teresa Mesa, a porta-voz da família. “Agora temos de prepará-la para o que aconteceu cá fora, já começámos a dizer-lhe que o caso dela teve muitas repercussões. Disse-lhe que é uma heroína”, acrescentou a amiga da auxiliar de enfermagem de 44 anos.

Falta agora uma segunda análise, que será feita nas próximas horas, para confirmar que a auxiliar de enfermagem está livre do vírus. Ainda assim, Teresa Romero continuará sob observação pelo menos três semanas – o período de incubação – para confirmar que o vírus não se reproduziu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O marido da auxiliar de enfermagem, Javier Limón, também está sob quarentena e, num vídeo enviado pelo Skype às redações dos jornais espanhóis, confirmou a análise negativa da mulher. E prometeu ir para os tribunais por aquilo que chama a “grande trapalhada” da gestão desta crise em Espanha.

O marido de Teresa Romero acredita que a vida da mulher foi colocada em risco e responsabiliza as autoridades pelo contágio, recusando que a infeção foi causada por um descuido e uma quebra de protocolo por parte da auxiliar de enfermagem.