Ensaios clínicos para uma nova vacina e testes para novos tratamentos. A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira que vai disponibilizar 24,4 milhões de euros do orçamento da União Europeia para financiar cinco projetos de investigação no âmbito do ébola.

O maior apoio (mais de 15 milhões de euros) vai para a GlaxoSmithKline Biologicals, para apoiar a realização de ensaios clínicos na Europa e em África sobre a vacina candidata que está num estágio mais avançado (ChAd3-EBOV). E o resto do financiamento será repartido por outros quatro projetos que consistem em testes de componentes já existentes e novos para tratar o vírus ébola.

“Estamos numa corrida contra o tempo no combate ao ébola e devemos não só fazer face à situação de emergência mas preparar também uma resposta a longo prazo. Tenho, pois, o prazer de anunciar que será disponibilizado um montante adicional de 24,4 milhões de euros para acelerar a investigação mais promissora tendo em vista o desenvolvimento de vacinas e tratamentos”, disse esta quinta-feira o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.

.A Comissão Europeia já disponibilizou 180 milhões de euros em assistência humanitária e ajuda ao desenvolvimento para auxiliar os países afetados pela epidemia. Para além do apoio financeiro, a UE está também a contribuir para a luta contra a epidemia através, por exemplo, da presença de peritos no terreno. A Comissão já financia também trabalhos de investigação sobre o ébola no âmbito do Sétimo Programa-Quadro (7PQ) de atividades em matéria de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR