Se quando pensa nas regiões turísticas mais populares da Europa imagina as ruas apinhadas de Londres ou as grandes avenidas parisienses, está enganado. De acordo com o Eurostat, o centro de estatística da União Europeia, a região que em 2012 recebeu um maior número de turistas não residentes foi o arquipélago das Canárias, a noroeste da costa africana.

O estudo foi feito com base no número de noites passadas por turistas não residentes em estabelecimentos turísticos, nos quais se incluem hotéis, casas de férias, parques de campismo e outros locais de alojamento de curta duração. Só no ano de 2012, os turistas passaram um total de 75 milhões de noites nas Canárias, por exemplo.

No top 10 dos destinos mais populares, surgem ainda outras três regiões espanholas — as Ilhas Baleares, logo em segundo lugar, a região da Catalunha e da Andaluzia. Segundo o Eurostat, a grande atração do país vizinho parece ser as cidades do litoral e as praias.

De um modo geral, os turistas parecem preferir zonas costeiras no sudeste da Europa. Em segundo lugar, surge a região de Jadranska Hrvatska no sul da Croácia, que recentemente ganhou algum destaque por ter servido de cenário à série televisiva A Guerra dos Tronos. A capital da região é Dubrovnik, uma cidade costeira banhada pelo Mar Adriático. Apesar de ter sofrido graves danos no século XIII na sequência de um tremor de terra, a cidade preserva ainda a sua muralha medieval e algumas belíssimas igrejas góticas, renascentistas e barrocas. Para além de Dubrovnik, na mesma região destacam-se ainda as localidades de Split e Zadar, e as ilhas de Hvar e Korcula.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na lista elaborada pelo Eurostat, surge ainda a zona da Île de France, onde se inclui a capital francesa, Paris, Véneto e o centro de Londres. Surgem depois a zona de Tirol nos Alpes austríacos e a região da Toscana, em Itália.

Top 10 dos destinos mais populares segundo o Eurostat:

1. Canárias, Espanha
2. Ilhas Baleares, Espanha
3. Jadranska Hrvatska, Croácia
4. Catalunha, Espanha
5. Île de France, França
6. Véneto, Itália
7. Centro de Londres, Inglaterra
8. Tirol, Áustria
9. Andaluzia, Espanha
10. Toscana, Itália