Dezenas de mulheres e raparigas terão sido raptadas pelo grupo radical islâmico Boko Haram, na Nigéria, numa aparente quebra do cessar-fogo que foi anunciado pelas autoridades nigerianas na semana passada.

A BBC News cita a população de duas aldeias do nordeste nigeriano, que dizem as mulheres e jovens raparigas foram levadas por homens que se suspeita serem membros do Boko Haram. As autoridades ainda não confirmaram os raptos, que terão acontecido esta quinta-feira.

O cessar-fogo foi anunciado na semana passada pelos militares nigerianos, ainda que a BBC sublinhe que o outro lado – o Boko Haram – nunca tenha confirmado esse acordo. Apesar desse acordo, cujos termos previam a libertação de 200 meninas nigerianas, a instabilidade continuou nos últimos dias.

Na noite de 14 de abril, 276 raparigas foram raptadas dos dormitórios de uma escola secundária na cidade de Chibok, no estado de Borno, no nordeste do país, das quais 57 conseguiram escapar. O rapto deu origem à campanha internacional ‘Bring Back Our Girls’ (‘Tragam as nossas raparigas de volta’).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR