Há sons na Terra que nos fazem imaginar o espaço, culpa das bandas sonoras dos filmes de ficção científica ou de outras criações artísticas. “Also sprach Zaratrustra”, de Richard Strauss, é um desses exemplos. Mas no Universo o som não se espalha nem se formam ecos, porque não existe atmosfera, nem água, nem outro meio onde o som se possa propagar.

Ainda assim, a presença do homem no espaço criou uma variedade de sons que podemos associar à exploração espacial. Incluindo a frase que ficou eternizada pelo cinema “Houston, we’ve had a problem” (Houston, tivemos um problema). A bordo do Apollo 13, o astronauta James A. Lovell comunicava à Terra que tinham tido uma rutura no tanque de oxigénio. Uma biblioteca de mais de 60 sons foi agora disponibilizada pela NASA (agência espacial norte-americana).

A biblioteca disponibilizada no Soundcloud, depois de o Twitter ter permitido aos utilizadores incorporarem ficheiros áudio nos tweets, inclui palavras de ordem do presidente John Fitzgerald Kennedy incentivando a ida à Lua com o regresso a salvo dos astronautas, a contagem decrescente para o lançamento, o beep do satélite soviético Sputnik, relâmpagos em Júpiter, entre muitos outros sons. E é possível descarregar os sons para os utilizar no dia a dia. “Pode ouvir o som do lançamento de uma nave espacial ou Neil Armstrong dizer ‘um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade’ de cada vez que você receber um telefonema”, dizia, segundo a BBC, a agência espacial.

Apesar de não existir som no espaço, existem vibrações eletromagnéticas. Num projeto paralelo a NASA disponibilizou sons originados pela interação das partículas eletromagnéticas dos ventos solares, ionosfera – parte da atmosfera a partir dos 80 quilómetros de altura – e o campo magnético dos planetas, permitindo que estas vibrações sejam audíveis pelo ouvido humano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR