A ASAE apreendeu no concelho de Alpiarça cerca de 210 mil litros de vinhos e aguardentes num valor superior a 920 mil euros, anunciou neste sábado a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Numa ação de inspeção realizada no sábado pela Unidade Regional do sul da ASAE a um operador do setor vitivinícola foram apreendidos “1.815 litros de vinho licoroso, 21.995 litros de aguardente vínica velha, 139.000 litros de vinho tinto e 46.000 litros de vinho branco, no valor global de 921.702 euros”, refere em comunicado citado pela agência Lusa.

Como resultado da ação de inspeção, foi instaurado “um processo-crime por usurpação de Denominação de Origem”, salienta.

Além disso, foram ainda “levantadas infrações de natureza contraordenacional por falta de indicação de natureza do produto, elaboração de declarações obrigatórias com valores errados e por irregularidades várias com os registos da disciplina vitivinícola, bem como, por aquisição de vinhos a terceiros incompatíveis com o exercício da atividade para o qual se encontra inscrito no setor”, conclui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR