O BuzzFeed listou 17 curiosidades sobre o espaço. Sabia que quando chora no espaço, as lágrimas ficam coladas ao rosto? E que, em Vénus, o dia é mais longo do que o ano, que o Sol nasce a oeste e se põe a este? E se o conhecimento for tão vasto quanto as estrelas que existem na Via Láctea, prepare-se: há cerca de 100 mil milhões de curiosidades por descobrir.

1. Sabia que a Estação Espacial Internacional, que viaja a uma velocidade média de 27.700 quilómetros hora, tem o tamanho de um campo de futebol?

2. O telescópio espacial Hubble observou uma pequena parte do céu – equivalente a um décimo do diâmetro da Lua – durante 11,6 dias e encontrou cerca de 10 mil galáxias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. O Hubble já viajou mais de 4,83 mil milhões de quilómetros na órbita que faz à volta da Terra.

4. Em Vénus, o Sol nasce a oeste e põe-se a este. Porquê? Porque o planeta roda sobre si próprio ao contrário.

5. Snoopy, o cão de Charlie Brown na banda desenhada de Charles M. Schulz, é a mascote responsável pela segurança dos voos NASA. Desde a década de 1960 que é ele quem olha pelos astronautas.

6. Há anéis à volta de outros planetas, que não Saturno, mas estes são os únicos que são visíveis da Terra.

https://twitter.com/gibeltran/status/524613192388182016

7. Continuando com Saturno, sabia que o que compõe os míticos anéis é um aglomerado de partículas de gelo, pó e pedras, de diferentes tamanhos? Enquanto algumas são mais pequenas do que grãos de areia, outras podem ser maiores do que casas.

8. A NASA quer aterrar no asteroide potencialmente perigoso Bennu e retirar-lhe uma amostra. Sabe quem o batizou? Michael Puzio, uma criança com nove anos, que achou que o asteroide se parecia com o deus egípcio, que tem o mesmo nome.

9. Existe uma escultura de alumínio de 3,3 polegadas na Lua, feita pelo escultor belga Paul Van Hoeydonck, que presta homenagem aos astronautas que morreram antes da missão Apollo 15. Chama-se Fallen Astronauts.

https://twitter.com/HistoryTime_/status/484405130843160576

10. Em Vénus, um dia é maior do que um ano. Confuso? Vejamos: Vénus demora o equivalente a 225 dias na Terra a dar a volta ao Sol e a completar o ano. A rotação sobre si próprio, que determina o início e o fim do dia, é ainda mais longa: o equivalente a 243 dias na Terra.

11. Sabia que se chorar no Espaço, as lágrimas colam-se ao rosto e não caem?

12. As planícies mais escuras na Lua chamam-se “maria“, que em latim quer dizer “mares”. Estes espaços são bacias que foram preenchidas com lava há vários milhares de milhões de anos atrás: entre 4,2 e 1,2 milhões de anos.

13. Há um mineral que foi descoberto na Lua cujo nome junta as iniciais de três tripulantes da missão Apollo 11: é o armacolite. “Arm” de Armstrong, “A” de “Aldrin” e “Col” de “Collins”.

14. Não existe um lado negro na Lua. Só no álbum de 1973 da banda de rock progressivo Pink Floyd, que se chama “The Dark Side of the Moon”.

 

Photo of the full moon, on August 21, 2013 in Nice, southeastern France.  AFP PHOTO / VALERY HACHE        (Photo credit should read VALERY HACHE/AFP/Getty Images)

VALERY HACHE/AFP/Getty Images

15. Júpiter tem mais de 50 luas e Ganymede é a maior do sistema solar. Só esta lua é maior do que Mercúrio ou Plutão.

16. Os escaravelhos usam a Via Láctea para navegar. Um estudo publicado na revista Current Biology concluiu que, mesmo nas noites em que não há luar, os escaravelhos africanos conseguem orientar-se.

17. O nosso Sol é apenas uma das 100 mil milhões de estrelas que existem na Via Láctea. E cada uma delas pode ter o sue próprio sistema planetário.