Vários carros de luxo na garagem e torneiras da casa de banho em ouro. Estas são algumas das extravagâncias que se praticam no Dubai e a mais recente parece tão apetecível como as anteriores. A autoridade dos transportes dos Emiratos Árabes Unidos está a ‘oferecer’ 4 kg de ouro para celebrar o dia do transporte público.

Esta é uma medida ambiental. A ideia é que com a possibilidade receberem ouro as pessoas larguem os carros e comecem a andar de transportes públicos. Mas calma, também não é um quilo de ouro para todos os passageiros, é um sorteio, quer dizer, vários sorteios e outras surpresas. O objetivo, como já dissemos, é ambiental, “evitar a dependência de veículos particulares e passar a usar o transporte público”, conta Al Yousuf Ali, o responsável pela Autoridade de Estradas e Transportes.

Esta é mais uma medida para reduzir o trânsito e o uso de automóvel na cidade uma vez que no Dubai há uma média de 2,3 carros por família e apenas 13% dos cidadãos usam os transportes públicos. Valores assim exigem medidas com a mesma imponência. Além do ouro há prémios no valor de dois milhões de euros, há torneios de desportos também com o primeiro prémio no valor de aproximadamente 2.000 euros, e a não menos excitante presença do jogador de basquete Kareem Abdul Jabbar. Kareem Abdul Jabbar não só estará presente como também jogará dentro dentro da estação de autocarro.

Para assistir ao jogo, habilitar-se aos prémios ou até ser o sortudo a quem calhará o ouro terá de possuir um cartão de viagem do Dubai.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR