Pelas 08h30 (hora de Lisboa), o PSI20 seguia a negociar nos 5.201,08 pontos, com 15 dos 18 títulos que o compõem a negociarem positivos, dois inalterados (a Teixeira Duarte e o Banif) e apenas um negativo

A liderar os ganhos seguiam a Mota Engil e a Semapa, que avançavam 3,52% e 2,17% para 3,40 euros e 9,66, respetivamente.

A impulsionar os títulos da construtora portuguesa está o anúncio do presidente da Mota-Engil, António Mota, de ter ganho um contrato para o desenvolvimento de um grande empreendimento turístico nos próximos 10 anos no México, num valor de 1.500 milhões de dólares (1.330 milhões de euros).

O anúncio foi feito por António Mota em Guadalajara, no âmbito da delegação portuguesa ao México liderada pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e ministro da Economia, António Pires de Lima, que integra cerca de 50 empresas portuguesas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Mota-Engil vai desenvolver o projeto turístico nos próximos dez anos em conjunto com sócios locais e o turismo do México, incluindo as obras “todas as infraestruturas do empreendimento” e o início da “construção de quatro hotéis que irão ser a concessionados a exploradores”.

Do lado das perdas seguia isolada a Impresa, com as ações a desvalorizarem 0,81% para 0,98 euros.

Lisboa seguia a acompanhar o sentimento das principais praças europeias, com os investidores a acompanharem a divulgação dos resultados relativos ao terceiro trimestre nas empresas e à espera da decisão da Fed sobre o seu programa de estímulos económicos.

Tanto o euro como o barril de petróleo Brent iniciaram a sessão em baixa nos respetivos mercados, com o euro a trocar-se a 1,2703 dólares e o crude de referência na Europa a cotar no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres a 85,59 dólares, menos 0,27 % face ao fecho de segunda-feira.