Dois caças britânicos Typhoon, da Royal Air Force (RAF), intercetaram esta quarta-feira um avião de carga da Letónia, mas de construção russa, que voava a sul da Inglaterra e que perdeu a comunicação com a torre de controlo. Os aviões de combate ultrapassaram a barreira do som e vários relatos dão conta de um “barulho estrondoso” no condado de Kent, no sudeste da Inglaterra.

De acordo com uma gravação obtida pela Sky News, que divulgou também registos do barulho ouvido pela população de Kent, as autoridades britânicas ameaçaram destruir o avião caso ele continuasse a viagem.

O avião acabou por ser escoltado e aterrar em segurança no aeroporto de Stansted por volta das 17h20. As autoridades falaram com as três pessoas a bordo do avião da Letónia e perceberam que a falha na comunicação teve que ver com a mudança na jurisdição do espaço aéreo, tendo deixado o aparelho seguir viagem para Birmingham.

A NATO tem monitorizado quatro grupos de aviões militares russos que têm estado a “realizar manobras militares” no espaço aéreo europeu ao longo dos últimos dois dias, segundo a Sky News.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR