A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor defendeu, na Assembleia da República, o fim das comissões nas contas à ordem, mas não convenceu: a coligação PSD/CDS-PP chumbou as propostas de lei do Partido Comunista, do Bloco de Esquerda e do Partido Socialista. Foi uma “insensibilidade social”, disse a Deco.

A redução das comissões bancárias pode, todavia, partir da sua iniciativa. Lembre-se: tudo o que pagar ao seu banco é menos capital disponível para investir.

Para começar, corte nos custos da conta à ordem. Se tiver uma conta com domiciliação de ordenado ou da pensão, provavelmente já não terá despesas de gestão de conta, embora haja mínimos para o vencimento ou para a pensão. No entanto, outros produtos e serviços poderão ter custos. Evite-os sempre que possível.

Se não tem conta-ordenado, escolha o banco mais barato. O ActivoBank, pertencente ao grupo do Millennium bcp, destaca-se pelos baixos custos. É possível ter uma conta sem comissão de gestão, não pagar para ter cartão de débito e cartão de crédito e ter transferências interbancárias gratuitas através da Internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cortar na hora de investir

Sempre que aforrar num produto financeiro, tenha presentes as despesas envolvidas. Os depósitos a prazo não podem ter custos, mas os depósitos indexados (que, como todos os produtos financeiros complexos, devem ser contornados) podem ter comissões implícitas no rendimento. Os Certificados de Aforro e os Certificados do Tesouro Poupança Mais também não têm custos.

Se investir através de fundos de investimento, simplificando a sua carteira, evite sempre (sem exceção) as comissões de subscrição. Aceite apenas comissões de resgate nas aplicações de curto prazo nos produtos desenhados para o longo prazo, como os fundos de ações.

A Morningstar, uma agência de avaliação de fundos, publica os custos de todos os fundos distribuídos em Portugal. Vale a pena analisar antes de efetuar uma subscrição.

Para quem investe na bolsa diretamente, as comissões de negociação, de pagamento de dividendos e de guarda de títulos podem ter um elevado impacto na rendibilidade. É por isso que escolher um intermediário barato, como o Banco Carregosa, o Banco Invest, a Orey Financial ou a holandesa DeGiro é tão importante como escolher bons instrumentos financeiros e como começar a investir cedo.