Sabe quantas calorias tem um copo de vinho? E uma cerveja? Provavelmente a resposta é “não”. Fique então a saber que, por exemplo, um copo grande de vinho pode ter quase tantas calorias quanto um donut (200 calorias), de acordo com a Royal Society for Public Health (RSPH). Os especialistas em saúde pública vêm assim defender a introdução de tabelas nutricionais nas bebidas alcoólicas por forma a reduzir consumo e por sua vez a obesidade.

De acordo com um inquérito feito a 2.117 pessoas, a RSPH constatou que oito em cada dez pessoas (80%) não faziam ideia de quantas calorias tem um copo de vinho grande ou erraram na previsão. E quando confrontadas com a informação consumiram menos 400 calorias numa noite, segundo a mesma sociedade britânica que acompanhou grupos de pessoas num bar.

Estes testes reforçaram a ideia defendida pela RSPH de que é importante introduzir tabelas nutricionais com o fim de reduzir o consumo de álcool e desta forma a obesidade que atinge um quarto da população britânica. Segundo os especialistas, num adulto que consome álcool em média 10% das calorias consumidas ao longo do dia são obtidas por via das bebidas alcoólicas.

Dois terços dos inquiridos apoiaram a ideia de introduzir os rótulos com informação nutricional. E de acordo com a BBC, que cita a ministra da saúde pública, Jane Ellison, o governo está a olhar para este assunto.

Até dezembro de 2014, também a Comissão Europeia deverá avaliar se as bebidas alcoólicas devem ser abrangidas no futuro pelas tabelas nutricionais, dado que ficaram de fora da obrigação de fornecer as informações sobre o valor energético na discussão de 2011.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR