Os Prémios P.E.N. Clube distinguem sete obras em quatro categorias, com o historiador Diogo Ramada Curto a vencer sozinho na área de Ensaio, com a obra “O que é a História”, foi divulgado esta quinta-feira. Nas restantes áreas — Poesia, Narrativa e Primeira Obra — o júri atribuiu o respetivo prémio, distinguindo os autores Ana Luísa Amaral, Bruno Vieira Amaral, Gastão Cruz, Golgona Anghel, João Pedro Cachopo e Rosa Oliveira.

Na área de Poesia, os vencedores foram Gastão Cruz, com o título “Fogo”, e Golgona Anghel, com o livro “Como uma Flor de Plástico na Montra de um Talho”, ambos editados pela Assírio & Alvim.  Constituíram o júri, nesta categoria, João David Pinto-Correia, Fernando Martinho e Pedro Eiras.

Na categoria Primeira Obra, o Prémio é partilhado por dois autores, João Pedro Cachopo, pelo “Ensaio sobre o Pensamento Estético de Adorno”, e Rosa Oliveira, pela obra “Cinza”.

Ana Luísa Amaral, com “Ara”, obra editada pela Sextante, e Bruno Vieira Amaral, com o romance de estreia, “As Primeiras Coisas”, editado pela Quetzal, venceram ex-aequo na categoria Narrativa. O júri desta categoria foi formado por Teresa Salema, Vítor Viçoso e Filipa Melo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também na categoria Primeira Obra, o Prémio é partilhado por dois autores, João Pedro Cachopo, pelo “Ensaio sobre o Pensamento Estético de Adorno”, publicado pela editora Vendaval, e Rosa Oliveira, pela obra “Cinza”, publicada pela Tinta-da-China. Os membros dos três júris das outras categorias, foram os jurados desta.

O P.E.N. (Poetas, Ensaístas, Novelistas) Clube foi constituído legalmente em Portugal em 1979, fazendo parte do P.E.N Club Internacional, que é a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo.

O ensaio “Para que serve a História”, de Diogo Ramada Curto, coordenador do Grupo de Trabalho Modernidade Portuguesa e Sociologia Histórica Comparada e professor da Universidade Nova de Lisboa, foi editado pela Tinta-da-China. O júri desta categoria foi constituído por Maria João Cantinho, Paula Morão e Nuno Crespo.

Estas distinções contam com o patrocínio da Direção-Geral do Livro, Bibliotecas e Arquivos e têm, em cada uma das modalidades, o valor de 5 mil euros. No mesmo comunicado, o P.E.N. Clube Português não adianta a data em que serão entregues os galardões.

O P.E.N. (Poetas, Ensaístas, Novelistas) Clube foi constituído legalmente em Portugal em 1979, fazendo parte do P.E.N Club Internacional, que é a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo, criada em 1921, por autores ingleses. O primeiro presidente da organização foi John Galsworthy, Prémio Nobel da Literatura em 1932.