[Este artigo foi publicado originalmente a 9 de novembro de 2014 e é republicado a propósito dos 30 anos da queda do Muro de Berlim.]

Entre 1961 e 1989, Berlim esteve dividida por um muro, em representação de uma divisão mundial maior chamada Guerra Fria. Foram muitos os músicos que escreveram sobre esta separação, antes e depois da queda. O Observador escolheu seis canções para sempre ligadas à história.

1. “Berlin”, de Lou Reed (1973)

O ex-Velvet Underground deu ao terceiro álbum a solo o nome da cidade partida ao meio. O disco negro abre com o seguinte verso: “Em Berlim, junto ao muro…”. Começava assim uma viagem sobre drogas, prostituição e violência.

2. “Heroes”, de Davie Bowie (1977)

Este domingo, “Heroes” é uma das canções que se vai ouvir em Berlim, pela voz de Peter Gabriel. Mas foi David Bowie e Brian Eno que a escreveram, 12 anos antes de o muro ser derrubado. Na altura, o “camaleão” estava a viver em Berlim e inspirou-se no affair que o seu produtor Tony Visconti mantinha com uma alemã, junto ao Muro de Berlim. Metros acima, armas guardavam a fronteira mas, por um dia, ele podia ser rei. E ela rainha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. “Holidays in the sun”, dos Sex Pistols (1977)

O punk também se debruçou sobre o muro, com destaque para os britânicos Sex Pistols. Com a ironia habitual, “Johnny Rotten” canta sobre o desejo dos turistas que vivem uma vida confortável e que viajam para ver a desgraça alheia de quem vive separado por um muro.

4. “Nikita”, de Elton John (1985)

Qual “Romeu e Julieta” da Guerra Fria, Elton John apaixonou-se por uma mulher chamada Nikita, que faz patrulha no Muro de Berlim. Mas os dois nunca vão poder ser felizes devido à barreira física (e política) que os separa. Apesar de Nikita ser um nome masculino na Rússia, o vídeo é protagonizado por uma mulher. Resta ao músico britânico a felicidade de saber que a canção se tornou num dos maiores sucessos da sua carreira.

5. “Looking for Freedom”, de David Hasselhoff (1988)

Sim. O senhor “Marés Vivas” lançou, em 1988, uma música chamada “Looking for Freedom” que, no verão de 1989, estacionou no número 1 tas tabelas da República Federal da Alemanha, ainda o muro estava intacto. Na noite de passagem de ano, foi convidado para cantá-la em Berlim, poucas semanas depois de o muro ter sido derrubado. De cabelo aos caracóis e casaco de cabedal com luzes que parecem dançar, o também ator disse que tudo parecia um sonho. Desde então, David Hasselhoff é um ídolo na cidade. E fez questão de estar este fim de semana na capital alemã a celebrar.

6. “Wind of Change”, dos Scorpions

A lista termina com uma banda alemã que, em 1990, cantou sobre os ventos de mudança trazidos pela noite de 9 de novembro de 1989 a todo o bloco de leste. Até ao momento da reunificação das duas Alemanhas, “Wind of Change” era como um hino não oficial da situação política. Mais tarde, a banda gravou a música em russo.