A Codacy recebeu dez mil euros em Dublin, na Irlanda, por ter vencido o Web Summit 2014, mas Jaime Jorge, fundador do projeto, diz que o valor do prémio é “irrelevante” considerando o “prestígio” da distinção. “O Web Summit é quase como se fosse os Óscares das startups na Europa”, explica ao Observador. Na quinta-feira, 7 de novembro, a Codacy venceu o concurso de pitch do maior evento de tecnologia da Europa. Concorreram 1500 startups.

“Imagine que está a fazer uma jantar para amigos e que, no final da noite, a sua cozinha está cheia de loiça para lavar. Se não a lavar logo, vai precisar de muito mais tempo para lavá-la amanhã. Se esperar demasiado tempo, vai ter de procurar outra cozinha. Isto é desenvolvimento de software. E, na verdade, retrata um problema que se chama dívida tecnológica: cada vez que lanças um ‘eature’, tens pratos para lavar. No próximo ano, esta dívida vai custar ao mundo mil biliões de dólares”, disse Jaime Jorge, no início da apresentação.

Foi com a alusão à loiça suja que o empreendedor começou a apresentação de quatro minutos da Codacy, em Dublin. O pitch foi a concurso na categoria Beta Award, porque Jaime Jorge queria “ser desafiado na categoria mais difícil”: para startups com investimento superior a um milhão de euros. Até à data, a empresa portuguesa recebeu 400 mil euros de duas capitais de risco: Faber Ventures e Espírito Santo Ventures.

 

Com a Codacy, Jaime Jorge e João Caxaria querem encontrar erros de software para ajudar os programadores a trabalharem com mais eficiência. Foi por isso que desenvolveram uma plataforma online de análise de código, onde já estão inscritos cerca de 3 mil utilizadores, “espalhados pelo mundo”. Desde que a plataforma foi lançada, primeiro com o nome Qamine, em 2012, já analisou 4,5 mil milhões de linha de código e encontra, por dia, 2 milhões de problemas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Dublin, Jaime Jorge queria “mostrar o produto” a um júri composto por nomes como o de Guy Wollaert, chief technology officer da Coca-Cola ou Phil Libin, presidente do Evernote. “Nós temos a visão de que a qualidade do código no mundo não está no nível que deveria estar. Com a Codacy, poupamos horas no desenvolvimento [de software]”, explica ao Observador. Na plateia, cerca de 22 mil pessoas assistiram à apresentação, entre investidores, empreendedores e representantes de grandes empresas do setor tecnológico.

Além do prémio de 10 mil euros, os fundadores, Jaime Jorge e João Caxaria, vão ter a oportunidade de viajar até à sede da Coca-Cola, em Atlanta, nos Estados Unidos da América, para reunir com responsáveis do gigante norte-americano. A Codacy nasceu da tese de mestrado de Jaime Jorge, sob o nome Qamine, voou para Londres, onde fez parte do programa de aceleração de empresas tecnológicas Seedcamp, e regressou a Lisboa, em novembro de 2013. A competição em Dublin durou três dias.