“Some boys try and some boys lie but
I don’t let them play
Only boys who save their pennies
Make my rainy day, ’cause they are

Living in a material world
And I am a material girl
You know that we are living in a material world
And I am a material girl”

Material Girl, Madonna

Madonna bem dizia, em novembro de 1984, que era uma materialista. Décadas depois, a expressão continua em força e a comprová-lo estão os resultados do leilão Icons & Idols: Rock n’Roll que durante dois dias foi o centro das atenções em Beverly Hills, nos Estados Unidos da América. Pessoas de todo o mundo mostraram interesse em peças da vida privada e profissional da artista: o vestido que esta usou no videoclip “Material Girl” acumulou a módica quantia de 73,125 dólares, o equivalente a quase 59 mil euros.

https://twitter.com/JamesCiccone/status/531003755068526592

A música que tinha como intenção divulgar uma mensagem de ganância e consumismo foi mal interpretada e deu à artista uma má imagem. Mas o certo é que o vídeo produzido por Nile Rodgers ainda hoje permanece na memória coletiva dos fãs e, à data, concedeu a Madonna a primeira nomeação para melhor vídeo de artista feminino nos MTV Video Music Awards de 1985 — foi inspirado na performance de Marilyn Monroe “Diamonds are a girl’s best friend”, no filme Os homens preferem as loiras.

O vestido de noiva do ícone da cultura pop também fez furor e rendeu o número redondo de 81,250 dólares (mais de 65 mil euros). Foi usado em 1985, quando Madonna subiu ao altar para casar-se com o ator Sean Penn, união que durou apenas quatro anos — que o Daily Mail descreve como tendo sido “tóxicos”. Ao que consta, Penn teria sérios problemas com a bebida, mudanças constantes de humor e um gosto particular por pornografia. No mesmo artigo datado de 2009, o jornal britânico chegou a colocar a questão: “Está Madonna ainda apaixonada por Sean Penn, o homem que a espancou com um taco de basebol?”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas foi o casaco da cantora usado em Desesperadamente à procura de Susana que alcançou valores recordes, com um registo de 252,000 dólares (cerca de 200 mil euros); um brinco referente à mesma longa-metragem, de 1985, somou outros 34,375 dólares (quase 28 mil euros). Destaque para o fato que marcou presença no filme Evita (vendido por 12 mil euros) e o uniforme que facilmente reporta ao filme Liga de mulheres (25 mil euros), de 1992, onde Madonna contracenou ao lado de Tom Hanks e Geena Davis.

Do leilão realizado na Califórnia fizeram ainda parte pertences de estrelas como Michael Jackson, Cher e o grupo musical The Beatles — um par de óculos que em tempos foram de John Lennon arrecadaram 25,000 dólares (cerca de 20 mil euros) e o um anel de Elvis Presley foi vendido por 57,600 (mais de 46 mil euros).