A CP informou esta segunda-feira que vai reportar às autoridades um vídeo divulgado na Internet em que uma mulher, que não é funcionária da empresa, aparece alegadamente a conduzir um comboio alfa. E a 220 kms/hora.

http://www.dailymotion.com/video/x29tm2p_drive-the-high-speed-train-lisboa-porto-at-220km-h_auto

Numa nota enviada à agência Lusa, a CP admitiu haver dificuldades na “confirmação da veracidade” das imagens, que terão sido gravadas através de um telemóvel, assim como na “identificação do comboio específico, data e viagem em que tal situação poderá, eventualmente, ter ocorrido”.

Assim, a CP decidiu “reportar a situação às autoridades competentes para que sejam conduzidas as necessárias averiguações”, nomeadamente para confirmar a situação e identificar as circunstâncias e as pessoas envolvidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Após as devidas averiguações, não deixará de retirar as devidas consequências dos factos apurados”, garantiu a empresa, numa resposta escrita, na qual adianta ter conhecido ao final da tarde de segunda-feira as imagens que “parecem apontar para a presença de um elemento estranho à empresa na cabine de condução de um comboio Alfa Pendular, aos comandos da composição”.

Na pesquisa efetuada, a CP indicou que a colocação inicial do vídeo terá sido em 2011, “embora a sua disseminação só tenha ocorrido hoje [segunda-feira]”.

A empresa lembrou a existência de regulamentos internos que proíbem a “presença de elementos estranhos à tripulação dos comboios em cabines de condução, exceto se devidamente autorizados”.

“O acesso e permanência às cabines de condução só é permitido mediante apresentação de documentação específica para o efeito. O não cumprimento destas determinações constitui infração passível de consequências disciplinares graves ou outras de contornos diferentes, que se venham a revelar adequadas aos factos apurados”, precisou a CP.