Lusofonia

Inscrições para bolsas na área literária para lusófonos abertas até 30 de dezembro

As inscrições para as bolsas da iniciativa “Criar Lusofonia”, que dão oportunidades aos escritores e investigadores para aprofundarem contactos em países lusófonos, estão abertas até 30 de dezembro.

“O projeto a ser apresentado deve estar ligado à área literária, seja um livro ou uma investigação”, afirmou uma fonte do Centro Nacional de Cultura, que gere a iniciativa, patrocinada pela secretaria de Estado da Cultura e pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas.

Anualmente são atribuídas duas bolsas, de acordo com a mesma fonte, uma delas a um candidato português e outra a um escritor/investigador de países lusófonos. As duas bolsas de criação/investigação literária, que devem produzir obras com o objetivo de divulgação no espaço lusófono, permitirão uma estada de quatro meses em Portugal ou num dos outros sete países lusófonos.

De acordo com o CNC, “podem candidatar-se às bolsas de criação/investigação escritores e investigadores com obra divulgada publicamente nos seus países e, preferencialmente, também fora deles”.

Os candidatos serão avaliados com base no seu currículo, no conjunto da obra produzida até à data da candidatura e também os motivos apresentados para serem um dos contemplados com a bolsa.

Será atribuída a cada bolseiro a quantia de 3.500 euros, que será depositada em duas tranches, tendo o bolseiro de enviar ao CNC um relatório mensal de progresso dos trabalhos. A viagem de ida e volta, se for o caso, será assegurada pelo CNC e outras despesas com viagens (internacionais ou nacionais) terão um auxílio de mil euros.

A seleção do júri para as bolsas iniciativa “Criar Lusofonia”, que são atribuídas desde 1995, deverá ocorrer até fevereiro de 2015 e os projetos serão desenvolvidos pelos candidatos em quatro meses, entre março e setembro de 2015. Os relatórios finais de estada deverão ser entregues até outubro de 2015 e a obra final até um ano depois do último relatório enviado ao Centro Nacional de Cultura.

Para mais informações, os interessados devem consultar o sítio do Centro Nacional de Cultura (www.cnc.pt).

 

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Medicina

Mãe e avó

Pedro Vaz Patto

A respeitável intenção de ter um filho não pode levar a fazer deste um objeto de um desejo ou de um direito, a satisfazer esquecendo ou ultrapassado o seu supremo bem.

Pobreza

O dia mundial dos pobres, uma hipocrisia?!

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Com o valor, certamente astronómico, da hipotética venda da Pietà, milhões de pobres, que vivem agora na miséria, poderiam ser significativamente ajudados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site