A ação, sob o lema “A Tradição ainda é o que era”, vai decorrer dia 29 junto dos consumidores de pão e habituais utilizadores de padarias e pastelarias, numa iniciativa conjunta da Câmara de Aveiro, da empresa SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA, e da Associação do Comércio e da Industria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

Com “A Tradição ainda é o que era”, pretende-se “sensibilizar para a necessidade de recuperação de hábitos descontinuados nas últimas gerações e decorrentes da pressão dos mercados para a cultura do plástico, retomando o apelo à utilização de sacos reutilizáveis para transporte de compras, nomeadamente de produtos de consumo diário adquiridos nas padarias”.

Durante a campanha vão ser distribuídos 5.500 sacos de pão reutilizáveis, semelhantes “aos que faziam serventia diária nas gerações anteriores”. Em conjunto com o saco de pão, será distribuído um folheto com uma mensagem de incentivo à reutilização, alertando para a importância da diminuição da quantidade de resíduos de embalagem.

A distribuição de sacos de pão é uma das ações programadas pela Câmara de Aveiro para a sexta edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a que o Município se associa pela primeira vez, e que decorre entre sábado, 22, e a 30 de novembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre os dias 24 de novembro e 01 de dezembro, será realizada em 30 jardins-de-infância a atividade de educação ambiental “Produzir com Lixo” para sensibilizar as crianças para a deposição seletiva dos resíduos e a sua valorização através de reciclagem.

A campanha “Traz & Troca” é a terceira iniciativa da autarquia integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, promovendo na Casa Municipal da Juventude “a troca de produtos e de objetos que, para uns, deixaram de satisfazer as suas necessidades e, para outros, sirvam ainda de grande utilidade”.