O Grupo Lena recusou esta noite que tenham sido detidos quaisquer responsáveis do grupo de construção civil. Em comunicado enviado às redações, o grupo diz que “é falso que haja quaisquer detenções de responsáveis ou colaboradores do Grupo Lena, seja a que título for”.

No comunicado, o grupo admite que a sede da empresa foi alvo de buscas, mas acrescentam que “não têm nada a ver com a sua atividade empresarial”. O grupo tem sede em Santa Catarina da Serra, em Leiria e estas instalações receberam a visita de inspetores “ao final de tarde e início de noite.

O grupo Lena foi uma das principais empresas com adjudicações de obras da Parque Escolar e foi conhecido o amplo negócio que fizeram com casas pré-fabricadas com o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, quando José Sócrates era primeiro-ministro.

As instalações do grupo Lena, em Santa Catarina da Serra, Leiria, foram alvo de buscas na sexta-feira, confirmou à Lusa fonte da empresa, depois de a SIC ter noticiado a presença de elementos do Ministério Público no local. O grupo diz em comunicado que “como é seu dever”, “prestou e continuará a prestar total colaboração às entidades competentes, sem qualquer reserva ou constrangimento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já na madrugada de sábado, o Grupo Lena, em comunicado, diz não poder “permitir que quaisquer factos a que a sua atividade é alheia coloque em causa a notável recuperação que tem sido concretizada nos últimos anos, que lhe garantem a sustentabilidade a médio e longo prazo, e que se deve ao trabalho empenhado de todos os seus mais de 2500 colaboradores, nos três continentes em que atua”.

O Grupo Lena, “convicto do seu papel na comunidade e da sua importância no contexto da economia nacional, está totalmente disponível para esclarecer os senhores jornalistas, com a única limitação da Lei, pelo que não se justifica a difusão de quaisquer notícias ou informações falsas ou inexatas, sem sequer ter havido a tentativa de confirmação junto do grupo”, revela ainda aquele comunicado.

O grupo Lena, de acordo com a sua página oficial na internet, emprega mais de 2.500 pessoas e é constituído por mais de 80 empresas. Com 80 anos de história, o Grupo Lena tem como negócios nucleares a engenharia, construção, serviços, ambiente e energia.

Além da forte presença em território português, as empresas do Grupo Lena estão instaladas em Argélia, Angola, Brasil, Marrocos, Moçambique, Roménia, Bulgária, Venezuela, Colômbia e no México.