A União Europeia saudou hoje a realização de eleições presidenciais na Tunísia, mas apelou para que o processo eleitoral seja concluído “com transparência e respeito”, numa altura em que se desconhecem ainda resultados oficiais.

“As eleições presidenciais realizadas hoje de forma tranquila na Tunísia marcam uma nova etapa na transição democrática”, afirmou a representante da diplomacia europeia, Federica Mogherini, em comunicado. Nas primeiras eleições presidenciais desde a revolução de 2011, a votação disputa-se sobretudo entre Béji Caïd Essebsi, 87 anos, líder do partido laico Nidaa Tunès, e o presidente cessante, o histórico opositor Moncef Marzouki, 69 anos.

Sem resultados oficiais divulgados, Béji Essebsi reivindica a vitória com uma larga vantagem, mas do lado de Moncef Marzouki domina a ideia de que os dois estão “taco-a-taco” a disputar os votos. A agência privada de sondagens 3C dava Essebsi como vencedor das eleições com 47,8 por cento dos votos, contra os 26,9 por cento de Marzuki. Se nenhum candidato obtiver maioria absoluta na primeira volta, uma segunda volta realizar-se-á no final de dezembro.

A União Europeia tem uma missão de observação eleitoral na Tunísia, presidida por Meyts-Uyttebroek, do Parlamento Europeu, que se deverá pronunciar na terça-feira. Estas eleições foram disputadas por 27 candidatos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR