O filme “Cavalo Dinheiro”, do realizador português Pedro Costa, venceu a competição internacional do oitavo Festival de Cinema de Vanguarda, que está a decorrer em Atenas, Grécia, anunciou a organização.

“Cavalo Dinheiro” que tem estado a fazer um percurso internacional por festivais e teve a estreia na Grécia na sexta-feira, foi eleito agora em Atenas como o melhor filme em competição.

O Athens Avant-Garde Film Festival é organizado pela Cinemateca da Grécia, começou no dia 12 e termina na quarta-feira, com uma programação centrada no cinema experimental, de autor e independente.

Pedro Costa, 55 anos, fez a estreia internacional de “Cavalo Dinheiro” no verão passado no festival de cinema de Locarno, na Suíça, conquistando dois prémios: O de melhor realizador e o da Federação Internacional de Cineclubes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Cavalo Dinheiro” volta a ser protagonizado por Ventura, o cabo-verdiano que entrou em “Juventude em Marcha” e que Pedro Costa conheceu na rodagem de dois outros filmes no bairro das Fontaínhas (já demolido), nos arredores de Lisboa: “Ossos” (1997) e “No quarto da Vanda” (2000).

O filme estreia-se nos cinemas portugueses a 04 de dezembro. A partir de 2015, terá estreia comercial no Reino Unido, França, Bélgica, Japão e Estados Unidos, país onde Pedro Costa será alvo de uma retrospetiva.

Nos anos mais recentes, antes de “Cavalo Dinheiro”, Pedro Costa participou no filme coletivo “Centro Histórico” (2012), composto por curtas-metragens feitas também por Manoel de Oliveira, Victor Erice e Aki Kaurismaki, fez a curta-metragem “O nosso homem” (2010) e o documentário “Ne change rien” (2009).

O júri da competição internacional integrou José Manuel Costa, diretor da Cinemateca Portuguesa, a realizadora Valerie Massadian, a argumentista Kallia Papadaki, a realizadora Eva Stefani e o jornalista Nikos Xydakis.