O realizador Manoel de Oliveira descreveu o mais recente filme, “O velho do Restelo”, como “uma reflexão sobre a Humanidade”, numa entrevista à publicação norte-americana Variety.

Manoel de Oliveira, prestes a completar 106 anos, deu uma curta entrevista por escrito à Variety, a propósito da exibição da curta-metragem no Festival de Cinema Mar del Plata, que decorre na Argentina até ao dia 30.

“Enigmática, com uma inquietante banda sonora composta por José Luís Borges Coelho, esta curta-metragem foi despida até ao tutano da realização – a discussão entre quatro personagens -, mas a sua força reside no poder dos diálogos”, escreve o jornalista da publicação.

Com respostas curtas e secas, Manoel de Oliveira afirma que “com certeza” quer fazer mais filmes, apesar dos seus 105 anos e de “O velho do Restelo” já ter sido rodado numa altura em que as condições de saúde pioraram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O velho do Restelo”, que terá estreia em Portugal a 11 de dezembro – dia do 106º aniversário – reúne num banco de jardim do século XXI personagens e escritores históricos: Dom Quixote, Luís Vaz de Camões, Teixeira de Pascoaes, Camilo Castelo Branco.

O filme é baseado em partes do livro “O Penitente”, de Teixeira de Pascoaes, e o argumento é do cineasta.

Questionado sobre se a curta-metragem era uma reflexão sobre Portugal e a sua história, Manoel de Oliveira explica que “é muito mais do que isso. O filme é uma reflexão sobre a Humanidade”.

No filme, rodado em abril no Porto, num jardim próximo de casa, as quatro personagens são interpretadas por Luís Miguel Cintra (Camões), Ricardo Trepa (Dom Quixote), Diogo Dória (Teixeira de Pascoaes) e Mário Barroso (Camilo Castelo Branco).

A inclusão de cenas de outros filmes dele nada têm de intencional revisitação da filmografia: “Foram usadas por causa das ligações a ‘O Penitente'”.

A propósito da figura do “Velho do Restelo”, presente em “Os Lusíadas”, de Camões, Manoel de Oliveira considera que não representa a derrota, mas sim um “aviso”.

Manoel de Oliveira, o mais velho realizador do mundo em atividade, nasceu no Porto a 11 de dezembro de 1908. Três anos antes, em 1905 foi criada em Nova Iorque a revista semana norte-americana Variety, dedicada ao espetáculo e entretenimento.