Um livro raro com as peças de William Shakespeare foi descoberto na biblioteca de Saint-Omer no norte de França. O livro trata-se de um First Folio, a primeira edição das peças do dramaturgo inglês e da qual se acredita existirem apenas 230 exemplares.

Rémy Cordonnier, um especialista em literatura medieval, estava à procura de livros para uma exposição sobre autores anglo-saxões quando “tropeçou” no Folio. A princípio, o especialista não se apercebeu do que tinha encontrado. “Estava identificado de forma errada no nosso catálogo, como sendo um livro de Shakespeare datado provavelmente do século XVIII”, disse ao Guardian. “Não o reconheci imediatamente como sendo um livro de valor. Foi muito usado e estava estragado. Já viu melhores dias”, explicou.

Cordonnier contactou um dos mais importantes especialistas em Shakespeare, o professor Eric Rasmussen da Universidade do Nevada, que por acaso se encontrava em Londres a trabalhar na British Library. Este descolou-se a Saint-Omer e identificou logo o exemplar como sendo um First Folio, datado de 1623, e não uma edição tardia do século XVIII.

O First Folio, intitulado Mr. William Shakespeares Comedies, Histories and Tragedies, foi publicado e editado por John Heminges e Henry Condell sete anos depois da morte do autor. Este incluiu a maioria das peças de teatro atribuídas a Shakespeare e é considerado por muitos como sendo a única publicação credível das obras do autor. A edição reúne 36 peças, incluindo a tragédia Macbeth e a comédia All’s Well that Ends Well. Acredita-se que a sua publicação seja um dos motivos pelos quais o seu trabalho tenha sobrevivido até aos dias de hoje.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR