O central do Real Madrid Pepe é o único futebolista português na lista de 20 defesas candidatos a integrar o “onze” do ano de 2014 da FIFPro, o sindicato mundial de futebolistas.

A lista inclui toda a defesa titular do Real Madrid (Pepe, os espanhóis Sergio Ramos e Daniel Carvajal e o brasileiro Marcelo), bem como um jogador habitualmente utilizado, o francês Raphael Varane. O clube vencedor da Liga dos Campeões europeus em 2014 é o que mais jogadores coloca na lista.

Campeão de Espanha e finalista da Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid apenas coloca na lista o uruguaio Diego Godín.

Já o FC Barcelona vê também na lista dos elegíveis toda a sua defesa titular – os espanhóis Jordi Alba e Gerard Piqué, o brasileiro Dani Alves e o argentino Javier Mascherano.

Por outro lado, três dos titulares da defesa da seleção da Alemanha – que se sagrou campeã do Mundo de futebol em 2014, no Brasil – foram nomeados: Jerome Boateng e Phillip Lahm (ambos do Bayern de Munique) e Mats Hummels (Borússia Dortmund). O Bayern Munique também contribuiu com o austríaco David Alaba.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do campeonato inglês provêm os defesas do Chelsea Filipe Luis (Brasil) e Ivanovic (Sérvia), tal como o belga Vincent Company e o argentino Pablo Zabaleta, ambos do campeão em título, Manchester City.

Os brasileiros David Luiz e Thiago Silva, do Paris Saint-Gérmain, completam a lista de 20 defesas.

Os nomes hoje anunciados pelo sindicato mundial de futebolistas (FIFPro) e pela FIFA fazem parte de uma lista de 55 jogadores pré-selecionados candidatos ao prémio FIFA FIFPro World XI e que será conhecida na totalidade a 01 de dezembro. A equipa do ano será anunciada em janeiro na gala da Bola de Ouro.

Este prémio é atribuído por votação dos próprios futebolistas, que elegem um guarda-redes, quatro defesas, três médios e três avançados.

Na segunda-feira passada foram anunciados os nomes dos cinco guarda-redes candidatos: o alemão Manuel Neuer, o chileno Claudio Bravo, o belga Thibaut Courtois, o espanhol Iker Casillas e o italiano Gianluigi Buffon.

As listas em falta [médios e avançados] serão publicadas a 28 de novembro e a 01 de dezembro, respetivamente.