Quatro distritos do continente, os Açores e a Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento entre as 21 horas de quinta-feira e as 06 horas de sexta-feira.

Também o arquipélago dos Açores está sob aviso laranja, mas devido à agitação marítima forte entre as 18 horas de quinta-feira e as 18 horas de sexta-feira.

A Madeira também está sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo o IPMA ondas de noroeste, com 5 a 7 metros, e vento forte com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora. O aviso laranja de agitação marítima para a Madeira entrou em vigor à 1 hora de quinta-feira e termina às 8 horas de sábado enquanto para o vento vigora entre as 18 horas de hoje e as 19 hora de sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA colocou também sob aviso amarelo por causa da chuva e vento forte a Madeira e os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Santarém e Lisboa até às 06:00 de sexta-feira.

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Coimbra e Castelo Branco estão também sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sexta-feira devido à queda de neve acima dos 1.400/1.500 metros.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para quinta-feira na região norte do continente períodos de céu muito nublado, períodos de chuva, sendo por vezes forte no litoral para o final do dia, queda de neve acima de 1.400 metros, vento fraco a moderado de sueste, tornando-se gradualmente forte de sul no litoral com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora a partir do final da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante sul, tornando-se forte a muito forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros/hora para o final do dia.

No centro e sul prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que podem ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada até ao final da manhã, períodos de chuva a partir do final da tarde, tornando-se persistente e por vezes forte para o final do dia e queda de neve acima de 1400/1600 metros.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo temporariamente forte no litoral, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora a partir do final da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante sul, tornando-se forte a muito forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros/hora para o final do dia.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior.

Em Lisboa e em Portalegre prevê-se uma máxima de 13 graus Celsius, no Porto, Coimbra, Leiria e Faro 16, Vila Real, Viseu e Castelo Branco 12, Bragança 10, Guarda 7, Braga, Viana do Castelo e Beja 15, Évora 14, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 17, Santa Cruz das Flores 18 e Funchal 20.