As médias em exame das escolas privadas supera em mais de um valor as médias das escolas públicas, com as escolas do Estado a registarem uma nota média muito próxima dos 10 valores, segundo dados do Ministério da Educação.

A média dos exames nacionais realizados pelos alunos do ensino secundário no ano letivo de 2013-2014 fixaram-se nos 11,64 valores no ensino particular e cooperativo, e mais de um valor abaixo, nos 10,34 valores, para as escolas da rede pública.

Ainda assim, em ambos os casos, os resultados representam em comparação com o ano letivo anterior, uma melhoria de cerca de um valor nas médias dos exames, que em 2012-2013 foram de 9,43 valores para as escolas públicas, e de 10,71 valores para as privadas. A média em exames das escolas públicas ultrapassou este ano o limiar da positiva, ao ficar acima dos 10 valores.

Em termos de classificação interna final (CIF), que representa a nota atribuída aos alunos tendo em conta todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, em 2013-2014 a média para as escolas privadas foi de 14,63 valores e de 13,36 para as escolas públicas, valores bastante semelhantes aos registados no ano anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apenas uma em cada quatro escolas passa a Matemática

Apenas 25% das escolas conseguiram média positiva no exame nacional de Matemática, com a média mais baixa a ficar abaixo dos dois valores, e a mais alta a ser conquistada pelo exame de um único aluno. De acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), apenas 153 das 605 escolas que fizeram exame nacional a Matemática A, ou seja, cerca de 25%, conseguiram uma nota média igual ou superior a 10 valores, o limiar da positiva.

O Colégio Arautos do Evangelho, uma escola particular em Guimarães, conquistou este ano a média mais alta no exame de Matemática, à custa do resultado de um único aluno que teve no exame uma classificação quase cinco valores acima da nota interna: a nota no exame foi de 17,6 e a média interna do aluno em causa é de 13 valores.

Já a média mais baixa pertence este ano à Escola Portuguesa na Guiné-Bissau, que com 13 exames registou uma média de 1,45 valores, bastante inferior à média interna dos alunos na disciplina, que é de 10,92 valores.

A escola pública com melhor média à disciplina, Escola Secundária do Restelo, em Lisboa, aparece classificada em 15.º lugar, com 96 exames realizados, uma média em exame de 13,33 valores, que se aproxima bastante da média de classificação interna, fixada nos 13,75 valores.

As 14 escolas com melhor classificação média no exame de Matemática que antecedem a secundária do Restelo na lista localizam-se maioritariamente no distrito de Lisboa. As sete melhores escolas no ‘ranking’ do exame de Matemática conseguiram uma média superior a 14 valores. Entre as 50 melhores há apenas 17 escolas públicas.

Se forem tidas em conta apenas escolas que fizeram no mínimo 100 exames à disciplina, a melhor classificada é a Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, que com 142 exames realizados obteve uma média nos exames de 12,47 valores. Na lista geral aparece apenas colocada em 28.º lugar.

Ainda tendo apenas em conta as escolas que realizaram pelo menos 100 exames, o pódio é fechado por duas escolas do Porto: o privado Externato Ribadouro, que com 544 exames obteve uma média de 12,41 valores, mais de quatro valores abaixo da média das notas internas de 16,96 valores; e a pública Escola Secundária Garcia de Orta, que com 114 exames registou uma média de 11,98 valores, abaixo da média interna de 14,91 valores.