Descobrir o “enigma” da juventude de hoje em dia é o mote da última conferência do programa Roteiro do Futuro, lançado durante a Presidência de Cavaco Silva. A iniciativa foi anunciada esta segunda-feira e o seu principal promotor, João Lobo Antunes, médico e conselheiro de Estado, diz que a conferência não pretende apagar o que está errado, nem esconder, apenas demonstrar que apesar de tudo o que se tem passado nos últimos anos, “vale a pena ter esperança no futuro”.

A última iniciativa dos Roteiros do Futuro, um ciclo anual de conferências que tem marcado o mandato do Presidente, vai debater os jovens em Portugal, os seus valores, as suas expectativas, a integração no mercado de trabalho e a sua forma de intervenção cívica e participação na sociedade. Para isto, a Presidência da República vai organizar em maio de 2015 um evento internacional em que pretende debater em vários painéis a posição de especialistas que trabalham em Portugal, especialistas portugueses no estrangeiro e ainda a visão de um jovem, que contará a sua história à audiência.

João Lobo Antunes afirma que atualmente “os jovens já são cidadãos do mundo” e mais irrequietos do que a sua geração, no entanto, o que é necessário é que os jovens portugueses tenham experiências lá fora “por boas razões” e que lhes “esteja garantido o regresso”, algo que o conselheiro de Estado admite não estar a ser cumprido devido à falta de oportunidades de emprego. O médico diz que os seus netos já não estão no país, mas deposita “esperança” nas novas gerações – os jovens foram definidos para esta iniciativa como pessoas entre os 15 e os 35 anos – já que têm uma “intervenção diferente” na sociedade, nomeadamente através de voluntariado e criação de associações de carácter social.

O evento vai decorrer numa sexta-feira e sábado de maio, embora ainda não haja uma data final. A última conferência dos Roteiros do Futuro sobre Democracia, Compromisso e Desenvolvimento foi publicada recentemente e conta com testemunhos de António Vitorino, Manuel Braga da Cruz e Carlos Costa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR