Três administradores da PT SGPS anunciaram hoje a renúncia ao respetivo cargo. Segundo o comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a renúncia de Carlos Alves Duarte, Pedro Durão Leitão e Manuel Rosa da Silva “visa permitir uma concentração de esforços dos referidos administradores na gestão da PT Portugal.”

Os três elementos faziam parte da comissão executiva da PT SGPS, mas quando esta foi extinta passaram a ser administradores da PT SGPS acumulando com a administração da PT Portugal. Desde que avançou a fusão com a Oi, a PT SGPS passou a ter apenas dois ativos: a participação de 25,6% na Oi e a dívida de 900 milhões de euros da Rioforte à operadora portuguesa. Esta empresa apresentou prejuízos de 283,6 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, por causa da desvalorização das ações da Oi.

O anuncio da saída destes gestores da PT SGPS surge na véspera da divulgação junto dos quadros da empresa do plano estratégico e de reestruturação que será apresentado pela gestão liderada por Armando Almeida. A PT Portugal desconvocou a apresentação pública agendada para amanhã de manhã, invocando o “processo negocial em curso”, que envolve negociações entre a Oi e a francesa Altice para a venda da operação portuguesa.

A brasileira Oi, que é a única acionista da PT Portugal, decidiu entrar em negociações exclusivas com a Altice que este fim de semana ofereceu 7400 milhões de euros pela operação em Portugal. Apesar de a Oi ter escolhido a proposta da Altice, os fundos Apax e Bain, associados à Semapa, prometem não desistir da PT Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR