O capitão da seleção italiana de futebol, Gianluigi Buffon, considerou que o português Cristiano Ronaldo vai ganhar a próxima Bola de Ouro porque foi “excecional” nos dois últimos anos, mas ressalvou que “Messi ainda é o melhor”.

“Provavelmente vai ganhar o Ronaldo, porque tens que premiar quem está melhor no momento. Ronaldo, além de ter uma trajetória esplêndida e de manter um nível de rendimento alto há muito tempo, foi excecional nos últimos dois anos e merece este reconhecimento”, assegurou Buffon em entrevista ao site oficial da FIFA.

Ainda assim, o guarda-redes da Juventus e da seleção italiana acrescentou que o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, “ainda é o melhor de todos”, porque “quando está a cem por cento é simplesmente sublime”.

Cristiano Ronaldo e Messi, realçou Buffon, “estão a um nível muito igual, pelo que basta um pequeno detalhe, uma pequena quebra de nível de um deles, para que o outro prevaleça”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Este ano, o Ronaldo foi incrivelmente decisivo e incrivelmente profissional. Nota-se que tem a mentalidade adequada e que trabalha com os objetivos que se impõe. No fim de contas, as pessoas que se destacam merecidamente, graças ao seu trabalho e sacrifício, têm que ser premiadas”, concluiu.

Buffon acrescentou que “teria de acontecer algo de tremendamente excecional” para que um guarda-redes ganhasse a Bola de Ouro, como aconteceu com o soviético Lev Yashin em 1963. O guarda-redes alemão Manuel Neuer também é um dos três finalistas ao prémio deste ano, ao lado de Ronaldo e Messi.

“Muitas vezes não se distingue necessariamente o melhor jogador, mas sim aquele que mais ganhou e que foi mais determinante nessas vitórias. Assim, um guarda-redes ganhará a Bola de Ouro quando for campeão do mundo, passando quatro vezes seguidas por uma decisão nos penáltis, defendendo todos. Apenas assim ninguém poderá deixar de premiar o que têm em frente do nariz”, concluiu, bem-humorado.