O britânico Ed Sheeran foi o campeão do mundo de 2014 no Spotify, mas em Portugal o número um da lista tem outro nome. Os também britânicos Arctic Monkeys foram os mais ouvidos pelos utilizadores nacionais entre 1 de janeiro e 2 de dezembro deste ano. A música mais ouvida também é deles: “Do I Wanna Know?”.

Foi um ano forte para os Arctic Monkeys. Apesar de o último álbum, AM, ter sido lançado em 2013, este ano foram cabeças de cartaz em vários festivais, entre os quais o português NOS Alive. A segunda banda mais ouvida pelos utilizadores portugueses do serviço de música em streaming foram os Coldplay. Ed Sheeran ocupa o terceiro lugar.

Olhando para o top 20 saltam à vista os vários nomes masculinos, de Bastille a Imagine Dragons, de Calvin Harris a Eminem, passando por Anselmo Ralph. Mulheres só há cinco, e é preciso descer até ao 10.º lugar para encontrar a primeira, Lorde. Seguem-se Lana Del Rey, Katy Perry, Ariana Grande e, em 20.º lugar, Beyoncé..

top-20-artistas-spotify

©Andreia Reisinho Costa

Para além de terem sido a banda mais ouvida de 2014, os Arctic Monkeys encabeçam também a lista de músicas mais ouvidas, com “Do I Wanna Know?”. Em segundo ligar encontra-se Ed Sheeran, com “I See Fire”, canção que fez parte da banda sonora do filme “O Hobbit – A Desolação de Smaug”. A terceira faixa mais ouvida em Portugal foi “Magic”, dos Coldplay.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aqueles que preferem ouvir álbuns inteiros também preferiram o novo X, de Ed Sheeran. No top cinco estão ainda, por esta ordem, In The Lonely Hour, de Sam Smith, Sex and Love, de Enrique Iglesias, Girl, de Pharrell Williams e Settle, dos Disclosure.

O Spotify tem 50 milhões de utilizadores em todo o mundo e não revela quantos pertencem a cada país.