A padaria e pastelaria Flor de Aveiro conquistou a medalha de ouro na 3.ª edição do Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português. É a segunda vez consecutiva que a pastelaria aveirense leva o título de melhor bolo-rei de Portugal.

Que receita é esta que vale ouro em concursos? “Essencialmente, é uma questão de qualidade dos ingredientes, dos frutos secos às frutas cristalizadas, passando pela massa e pela aguardente”, disse ao Observador Corina Cotafe, da Flor de Aveiro. É de Milu, mãe de Corina, a receita original que é usada há vários anos, e que em 2013 pôs a pastelaria familiar nas notícias, após a conquista do ouro no mesmo concurso.

A Flor de Aveiro “sempre vendeu bastante bolo-rei”, mas Corina admite que depois de terem concorrido pela primeira vez ao concurso, no ano passado, e de terem conquistado logo o primeiro lugar, as vendas aumentaram. De tal forma que passaram a receber encomendas até da Madeira e dos Açores. “Temos pessoas que vêm de todo o país para provar”, disse.

Bolo rei de Aveiro vence concurso nacional flor de aveiro

O famoso bolo-rei. ©Tony Dias / Global Imagens

O ano passado “foi uma loucura”. Três dias antes da consoada, a pastelaria localizada na Estrada de São Bernardo, perto do centro de Aveiro, deixou de aceitar encomendas, tal era a procura. Para este Natal ainda estão a aceitar encomendas, “mas convém que as pessoas que o quiserem provar encomendem com antecedência porque pode esgotar”, avisa Corina Cotafe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O bolo-rei medalhado custa 15,90 euros o quilo. Para além do normal, a Flor de Aveiro também vende bolo-rainha, bolo-rei escangalhado e a trança de Natal, que também foi distinguida com o ouro no concurso deste ano.

Neste negócio familiar que começou pequeno trabalham atualmente cerca de 15 pessoas. E já estão habituados aos prémios. “Também já tivemos medalha de ouro nas castanhas de ovos e em Bruxelas uma estrela de ouro, também nas castanhas de ovos”, disse Corina. Em terra conhecida pelos ovos-moles, garante que os ovos da Flor de Aveiro também já foram medalhados.

Bolo rei de Aveiro vence concurso nacional

As castanhas de ovos foram premiadas em 2013. ©Tony Dias / Global Imagens

A competição que decorre em dezembro, em Santarém, é organizada pelo Centro Nacional de Exposições e pela Qualifica. Para além do concurso do melhor bolo-rei, a marmelada produzida e comercializada pela empresa Torre Velha Sag venceu o 3.º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses. No Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses, a distinção “melhor dos melhores” foi para a “Pera Passa de Viseu”, produzida e comercializada pela empresa Lobo & Ferreira.