Os passageiros de um voo que tinha acabado de descolar, na sexta-feira passada, do aeroporto de Copenhaga com destino à Polónia terão apanhado um susto de que não se esquecerão. O avião em que seguiam esteve prestes a ser abalroado por um aparelho militar russo, de acordo com informações divulgadas neste sábado pelo exército sueco, citadas pelo Sunday Times.

O incidente terá acontecido a sul da cidade de Malmoe, na Suécia, e o ministro da Defesa do Governo de Estocolomo confirmou que se tratava de avião russo, segundo afirmou Johannes Hellqvist, porta-voz das forças armadas do país, à agência AFP. O problema sucedeu numa altura em que cresce a preocupação, na região do mar Báltico em relação a sinais de agressividade de aviões militares russos, que, nalgumas ocasiões, têm violado o espaço aéreo de países vizinhos, recorda o Sunday Times.

O porta-voz do governo sueco revelou que aeronaves militares da Dinamarca e da Suécia foram enviadas para a zona onde se deu o incidente, mas Peter Hulqvist, ministro da Defesa da Suécia, afirmou que o avião das forças russas não chegou a entrar em espaço sueco, de acordo com a agência TT. Este aparelho não estaria munido de um transponder, dispositivo que permite a identificação através do radar dos aviões comerciais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR