Um empreendedor é empreendedor seja onde estiver e quando quer que seja. Uma oportunidade de negócio pode surgir ao virar da esquina e a melhor ideia pode aparecer na viagem de regresso a casa ao fim do dia. E por isso mesmo os smartphones tornaram-se já os melhores amigos dos empreendedores, uma vez que podem ser um ótimo escritório portátil. Mas esta funcionalidade ganha outra dimensão se os telemóveis estiverem munidos das aplicações certas para levar por diante os negócios. O site Entrepreuner dá-lhe cinco dicas de aplicações para o ajudar a gerir o seu negócio:

Acompli

O que seria de um empresário sem email? Nem dá para imaginar. Mas a verdade é que muitas vezes, à pressa, se acaba por responder no momento, com respostas curtas, e sem muitos detalhes, ou então, para dar respostas mais completas e até avançar nas negociações é preciso ir saindo da aplicação para consultar o calendário ou contactos, por exemplo. Com a aplicação Acompli tudo se torna mais fácil. Além de exibir os emails mais importantes, permite consultar o calendário, os contactos, e permite ainda a partilha de arquivos da Dropbox, Google Drive e Onde Drive, sem sair da aplicação, aumentando assim a produtividade. Esta aplicação é compatível com Microsoft Exchange, Office 365, Google Apps, Gmail, iCloud, Yahoo, Outlook.com, Hotmail, MSN e Live.

Quip

E se em vez de estar constantemente a trocar documentos, que vão sendo atualizados, com os restantes membros da sua equipa de trabalho, pudesse ter um único ficheiro onde todos pudessem entrar e fazer as alterações que entendem, em tempo real? Isto já é possível, por exemplo, com a aplicação Quip, que simplifica e facilita este trabalho em equipa. Com o Quip pode tomar notas, criar uma lista de tarefas interativa, criar pastas com documentos que partilha com colegas de trabalho. Estas funcionalidades estarão sempre disponíveis, mesmo estando offline e serão sincronizadas logo que esteja ligado à internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Expensify

É daqueles que detesta preencher relatórios de contas? O Expensify pode ajudá-lo. Esta aplicação tem um template pré-definido para o preenchimento de relatórios, tornando mais fácil a sua entrega. Depois, basta preencher os campos como a data, o valor, e outros. Com várias funcionalidades, mas de uso fácil, o Expensify torna-se uma excelente aplicação quando tem que apresentar contas à sua empresa pois ajuda a controlar as despesas, a guardar recibos e a fazer relatórios. Além disso, todas as despesas que controlar através desta aplicação podem ser partilhadas com a empresa através de uma base de dados de acesso comum.

Talko

Esta aplicação permite-lhe trocar mensagens de voz com colegas de trabalho ou colaboradores da empresa. Essas conversas podem ser na hora, tipo walkie-talkie, ou sob a forma de mensagens gravadas. As conversas são gravadas e armazenadas na nuvem.

Prezi

O Prezi é uma aplicação que permite criar e partilhar apresentações eletrónicas mais criativas e dinâmicas do que as do conhecido Power Point. Pode construir estas apresentações na aplicação para iPad.