Uma estátua do faraó Amenhotep III foi este domingo revelada em Luxor, onde existem já quatro representações do rei do Egito que subiu ao trono aos 12 anos e reinou durante 35. A estátua foi instalada na porta norte do templo funerário do faraó, conhecido por o “Templo dos Milhões de Anos”, sobre a margem ocidental do Rio Nilo. Este templo é já célebre pelos dois colossos de Memnon, com mais de 3400 anos, que representam o faraó durante o seu reinado, no XIV século a.C.

Os Colossos de Memnon, de 21 metros de altura, representam o faraó sentado, com as mãos sobre os joelhos e são motivo de atração turística em Luxor: uma vila museu nas margens do Rio Nilo, a mais de 600 quilómetros do Cairo, a capital do Egito. Já a estátua revelada este domingo tem uma altura de 12,92 metros, pesa 110 toneladas, e foi erigida perto de uma outra idêntica, apresentada à imprensa em março deste ano.

Segundo a Agência France Presse, a estátua terá colapsado há 3200 anos na sequência de um terramoto. O arqueólogo Hourig Souriuzian, responsável pela conservação do templo, disse tratar-se das “mais altas estátuas de um rei egípcio representado em pé”. E explicou que os arqueólogos começaram em novembro a juntar os 89 blocos de pedra e os fragmentos que a compõem.

 

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR