Vinte e sete longas e 19 curtas-metragens compõem a seleção oficial de cinema fantástico da 35.ª edição do Fantasporto. O regresso do festival de cinema ao Porto acontece entre 27 de fevereiro e 7 de março de 2015.

De acordo com a organização, os filmes “foram selecionados a partir da oferta de 51 países”, incluindo quatro antestreias mundiais e cinco europeias. Entre as antestreias mundiais encontram-se “The Hoarder”, de Matt Win, “Awaiting”, de Mark Murphy, “Be My Cat: A Film for Anne”, de Adrian Tofei e “III”, de Pavel Khvaleev.

A programação completa da 35.ª edição do Fantasporto deverá ser anunciada a 15 de janeiro. Mas o festival já adiantou que vai assinalar o centenário do nascimento do cineasta Orson Welles e exibir uma cópia restaurada de “Top Hat”, no âmbito de uma retrospetiva de Fred Astaire e Ginger Rogers.

A composição da 25.ª Semana dos Realizadores/ Prémio Manoel de Oliveira também já foi revelada e inclui 13 filmes inéditos em Portugal. Destaca-se o regresso ao festival do sul-coreano Kim Ki-duk com o filme “One on One”, que marcou presença em vários festivais de cinema ao longo de 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os filmes selecionados vão desde os thrillers clássicos a filmes de ansiedade e rejeição (‘White Settlers‘), violência urbana (‘One on One‘), passando pela exploração infantil, (‘Children’s Show‘), ao drama dos clandestinos que afrontam o mar (‘Hae Moo‘) até ao drama da adoção (‘Keeping Rosy‘) à defesa da honra (‘Memories on Stone‘), ao desejo do regresso a casa (‘El Rayo‘) e às experiências científicas de ponta (‘Closer To God‘)”, anunciou a organização. “Hae Moo”, o filme candidato às nomeações dos Óscares pela Coreia do Sul, vai ser o filme de abertura.

Já é possível comprar os passes “livre-trânsito”, que dão acesso a todos os filmes do festival, com lugar marcado. Até 31 de dezembro, o passe tem o preço promocional de 60 euros, “com acesso exclusivo ao Grande Auditório do Rivoli”, promete a organização. Entre 2 de janeiro e 15 de fevereiro de 2015, cada livre-trânsito terá um custo de 80 euros e de 100 euros a partir de 16 de fevereiro.