Luzes nas ruas, presépios luminosos, árvores a piscar. A fama das iluminações de Natal passa a Terra de tal forma que é possível vê-la a partir do espaço. Um satélite da NASA verificou que há cidades que ficam 20 a 30% mais brilhantes durante o Natal, sem contar com os subúrbios onde os valores atingem os 50%.

Miguel Roman, investigador da NASA explica que nos Estados Unidos da América “há um sinal quase omnipresente. Percebemos que os EUA vivem cada vez mais o Natal, em várias comunidades. Estes padrões de luz mostram uma tradição de Natal partilhada”, para lá das diversas tradições e religiões.

Cidades como Washington, Baltimore, Richmond e Virgina Beach são representadas com pontos amarelos nos mapas da NASA, representando um aumento de energia, mas pouco significativo. Já a parte do mapa relativo aos subúrbios aparece a verde, por se verificar um aumento maior da intensidade da luz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Na totalidade, vemos um menor aumento de luminosidade nos centros urbanos mais densos, quando comparados com os subúrbios de terras pequenas – onde há mais habitações familiares” responde Eleanor Srokes, investigadora da NASA, ao Huffington Post. 

O satélite da NASA esteve a fazer esta investigação e a apurar os resultados durante três dias e, segundo os investigadores, mesmo no Cairo há mais luz no Natal do que durante o Ramadão. Mas Miguel Roman deixa um alerta: temos de repensar a maneira como vivermos em sociedade:

“Mais de 50% das emissões (perigosas para a atmosfera) provêm de áreas urbanas. Se formos reduzir estas emissões teremos que fazer mais do que usar energia eficiente.”