Brock Elbank lançou o desafio: queria fotografar 60 pessoas com barba para um projeto fotográfico #Project60 que se tornou uma campanha de sensibilização para o cancro da pele. Francisco Cipriano foi uma das 1.200 pessoas a oferecer-se para ser fotografada. “Adorei o projeto. Gosto de coisas que envolvam pessoas e que de alguma maneira sejam globais e que falem da diversidade humana”, disse o modelo número 28 ao Observador.

Francisco Cipriano estava em Londres a promover o livro de que é co-autor “Portugal Surf Guide” quando soube do projeto de Brock Elbank aliado à campanha de Jimmy Niggles sobre a Temporada da Barba (This is beard season) – que tem como objetivo convencer as pessoas a fazerem um rastreio para o melanoma. Um cuidado que o surfista tem anualmente.

Candidatou-se, foi escolhido e voltou a Inglaterra. “Fiquei orgulhoso quando percebi que havia muita gente a ser recusada e que eu ia entrar.” Agora também vai ter a fotografia na exposição em Londres.

FC_Foto_1

Francisco Cipriano fotografado por Brock Elbank. O número 28 do #Project60 – Brock Elbank

A barba de Francisco Cipriano é recente, deixou-a crescer numa viagem a Ásia em agosto de 2013, mas o português diz que o artista não estava apenas à procura de barbas. “O Brock não procurava só barbas grandes. Mas sim personalidades (pessoas com uma história) que pudessem dar rosto ao projeto.” Uma personalidade que Francisco Cipriano diz estar sempre a reinventar, fazendo a barba parte desse processo de reinvenção. “Eu acredito que a vida não é sobre encontrarmo-nos, ou atingir grandes objetivos, acredito que viver é muito mais sobre reinvenção de nós próprios, explorando a nossa personalidade nos vários campos, fazer coisas diferentes.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E a visita à casa de Brock Elbank foi realmente uma coisa diferente. O estúdio foi improvisado na sala da casa de campo que fica a cerca de uma hora de Londres. A única preparação foi a escolha de uma roupa que refletisse a personalidade do fotografado e o país de origem. Nenhuma maquilhagem. “Com toda a simplicidade”, refere Francisco Cipriano, que acabou por jantar com a família e fazer um amigo.

“Um dia em cheio onde atingimos o nosso objetivo, onde trocámos ideias e projetos, onde aprendemos coisas um com o outro, onde nos nos tornámos pessoas mais ricas.”, escreveu Francisco Cipriano em The Tricky Traveler Blogue

No final do dia o #Project60 era apenas um pormenor, como escreveu Francisco Cipriano no blogue que mantém. “No final tem tudo a ver com pessoas, experiências e relações.”