A Norton, uma empresa de software antivírus, juntou-se à Betabrand e criou uma linha de roupa anti-hackers. As peças incluem bolsos forrados com um tecido que bloqueia as frequências RFID (Radio Frequency Identification), que impede o roubo das informações guardadas nos cartões de crédito e em outros documentos de identificação.

Até agora, foram criadas umas calças, as “Ready Jeans protected by Norton”, e um casaco. As peças foram criadas no contexto do programa think-that da Betabrand, onde surgem novas ideias que depois são votadas pelos consumidores. Atualmente, está a decorrer uma campanha de crowdfunding para financiar as peças e a produção das calças já foi aprovada. As calças e o casaco anti-hackers custam 168 dólares (137 euros) e 198 dólares (cerca de 161 euros), respetivamente.

Os chips RFID usam ondas de rádio para transmitir informações até aos terminais de leitura. Desde que o seu uso se vulgarizou, vários especialistas em segurança têm alertado para a facilidade com que as informações contidas nos chips podem ser roubadas com um simples leitor de RFID. Esta preocupação levou ao desenvolvimento de carteiras que bloqueiam RFID, capas de telemóvel, de passaportes e, agora, de calças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR